Setembro Amarelo

Já a alguns anos, o mês de setembro foi eleito para tratar de um assunto urgente e de saúde pública: o suicídio.

Entendemos o quão difícil é falar e ouvir sobre esse assunto, mas também sabemos que as mudanças (internas e externas) só são possíveis com o “poder” do diálogo. E por esse motivo, a convite do professor João Paulo, desenvolvemos falas muito significativas com as turmas do Ensino Médio do Colégio Aparecida.

Nesses momentos tratamos das necessidades de fala, escuta e enfrentamentos das situações conflituosas emocionais, apresentamos as características sociais do suicídio, introduzimos a teoria da formação egóica e trouxemos um olhar psicanalítico para as questões “pulsionais” que nos regem emocionalmente.

Pudemos entender que o suicídio é um fato que vai se configurando em um processo emocional e que nossa maior defesa é o enfrentamento das dores, dificuldades e frustrações que vamos experimentando ao longo de nossas vidas.

Para finalizar o Setembro Amarelo, eu e o professor João Paulo realizamos uma escola de pais, com a mesma temática voltada às famílias e a um olhar mais criterioso aos pais, quando pensamos no desenvolvimento emocional dos filhos.

Falamos sobre a importância do limite e o quão estruturador ele é na formação egóica de cada ser, em especial os que estão se desenvolvendo em nossas casas.

Importante ressaltar que a ajuda profissional é sempre importante e necessária quando sentimos que estamos sobrecarregados.

Ficou curioso(a) por mais informações, acesse nossa escola de pais no Youtube do Colégio.

Lorisleine Perim Nagata
Psicóloga