Quem Somos

Quem Somos

Compartilhar:

Amar e servir onde há maior necessidade

Acreditamos no poder de educar com o coração

O Colégio Nossa Senhora Aparecida nasceu para educar o coração. É uma instituição que já educou milhares de jovens para a vida e contribui com a educação de várias gerações da mesma família. É um colégio que acredita no poder da Educação e muito tem feito pelo bem da comunidade de Vila Bela e arredores, desde a sua fundação. Por isso, investimos na formação de pessoas que amem a justiça, cultivem a fé, tenham uma espiritualidade e levem para a vida tudo o que aprenderam para serem pessoas do bem, íntegras, honestas e éticas.

Somos as Irmãs Servas de Maria Imaculada e a nossa Congregação foi fundada na Ucrânia em 1892. Hoje, estamos em 14 países: Ucrânia, Canadá, Brasil, Estados Unidos, Polônia, Eslováquia, Sérvia, Itália, Argentina, Alemanha, Austrália, Cazaquistão, Espanha e França.

Somos chamadas a glorificar a Deus, formar o coração humano e servir onde há maior necessidade. Vivemos em comunidade, unidas pela oração, e buscamos ser uma presença acolhedora que transmite paz e serve com alegria. Com simplicidade, modéstia e humildade, dedicamo-nos a Deus, à Igreja e ao nosso povo, inspiradas pelo exemplo de Maria Santíssima.

Nossa missão é viver o Evangelho com alegria, servindo por meio do trabalho pastoral, educacional, do cuidado com os doentes, da assistência social, da atenção aos idosos e do zelo pela Casa de Deus. Como congregação religiosa humanizada e missionária, queremos ser atentas às necessidades da atualidade, testemunhando Jesus em cada gesto de serviço.

Estamos no Brasil desde 1911 e, atualmente, somos 199 Irmãs espalhadas em 45 casas de missão e 13 escolas. Todos os dias, buscamos viver com fidelidade o carisma herdado de nossos fundadores: servir onde houver maior necessidade.

NOSSOS FUNDADORES

Ir. Josafata Miquelina Hordachevska

Aos 22 anos, a Irmã Josafata foi a primeira a seguir o caminho das Servas de Maria Imaculada, desejando que sua comunidade fosse uma luz e um sinal de esperança para um povo moral e espiritualmente abandonado. Ela se tornou o coração da Congregação, com uma visão de progresso e serviço. Nascida em Leopoli, em 20 de novembro de 1869, Josafata cresceu em uma família simples, mas rica em espiritualidade, amor a Deus e valores cristãos.

Desde jovem, Josafata demonstrava uma profunda vida espiritual e praticava virtudes cristãs. Era vista como uma pessoa humilde, religiosa e sempre disposta a ajudar os outros. Seu lema de vida era “Servir onde há maior necessidade”, dedicando-se com amor a cuidar de crianças, idosos, órfãos e doentes. Sua vida foi marcada pela prontidão em servir e pelo desejo de ser uma luz para seu povo.

Pe. Jeremias Lomnystsky

Foi um missionário e pregador dedicado, conhecido por sua profunda consagração à ordem de São Basílio Magno e por fundar a primeira instituição de Vida Consagrada Ativa na Galícia. Ele se destacou como diretor de escolas e por seu dom de pregar a palavra de Deus, além de liderar uma importante ação missionária iniciada em 1889. Sua vida, marcada por 34 anos de consagração, foi repleta de virtudes cristãs, oração e humildade, e seu maior legado foi a fundação de uma nova Congregação Religiosa.

Pe. Cirilo Seletsky

Era um sacerdote entusiasmado, muito querido e respeitado por seus paroquianos, dedicando grande parte de seu tempo à educação de adultos na Igreja Ucraniana. Ele acreditava que a educação e o exemplo eram fundamentais para influenciar positivamente os outros, enfatizando que um cristão maduro é aquele que serve à sociedade, à família, a Deus e ao país. Valorizava a educação desde a infância, destacando a importância de criar as crianças no espírito cristão e no temor a Deus. Para ele, a verdadeira felicidade vinha de desenvolver os dons e colocá-los a serviço do próximo e do Reino de Deus.