Filhos em férias e pais trabalhando. E AGORA?

Com as férias escolares aparece um dilema para muitos pais: o que fazer com os filhos, já que eu não estou de férias.? Viajar é muito bom, sair e passear em lugares variados também, mas nem sempre conseguimos cumprir com esse cronograma de lazer…

Preparei algumas dicas para tornar as férias “em casa” um momento super prazeroso e significativo para a família!!

Se você possui filhos pequenos, abuse da criatividade, eles amam propostas lúdicas em especial quando partem de nós.

Agora se seus filhos são adolescentes, atente-se a eles, olhe-os, perceba-os, se interesse pelo que falam e silenciam também. Se necessário, fale por vocês dois, mas não os deixe isolados no quarto. Esse distanciamento é um processo dele, não seu;  e o melhor, é passageiro!!

1- Priorize uma refeição ao lado deles e proponha “montarem um restaurante”, o deixe responsável pela organização da mesa, elaboração do cardápio e anotação de pedidos (mesmo que você já antecipe o cardápio do dia…rs…) para crianças se sentir útil e brincar representando diferentes papéis que observam na sociedade, é uma forma lúdica de desenvolverem a identidade.
* Para filhos adolescentes, inclua-os na seleção e preparo da receita, em um primeiro momento podem apresentar certa resistência, mas quando se perceberem “autores” da receita, além de atendidos quanto a um pedido/desejo, certamente o engajamento e prazer aparecerá!!

2- Estipule 1 dia na semana para a “Roda de histórias na cabana”. Pense um espaço em que consiga estender um lençol, colcha e monte uma “cabana” utilize os recursos que tiver disponível em casa: tapetes, almofadas, travesseiros e claro não se esqueça da lanterna (eles amam esse suspense) selecione um livro e demonstre na prática a seu(a) filho(a), o quão ricas são as leituras.
*Para os maiores, proponha rodas de leituras variadas, apresente trechos de um livro significativo para você e demonstre interesse nas leituras que o(a) estimulam. Nesta fase a troca de experiências é muito rica e importante.

3- Faça o dia do “cinema em casa” escolha um episódio do desenho preferido ou se tiver mais tempo, faça uma seleção de filmes que queiram assistir nas férias e o(a) torne responsável por controlar os já vistos!! Eles vão amar!!
*Com os filhos mais velhos, a mesma técnica funciona super bem, em especial com os seriados e as possibilidades são infinitas!!! Nesta fase, o mais importante é demonstrarmos interesse aos que lhes é especial!!

4- Organize e planeje um dia off (pode ser no final de semana),  dê um título à ele: “Dia do pijama”, “Dia do descanso”, “Dia de fazer nada” e curtam a companhia um do outro, ou da família reunida. Sair da rotina é importante, sendo assim, aproveite um dia desacelerado e sem rotina e busque o prazer nas pequenas coisas.

Entenda que curtir um dia off em família, não significa cada um em seu quarto isolado, mas sim buscar a saída da rotina para encontrarem coisas em comum prazerosas.

5- Ter filhos em férias escolares e manter a rotina de trabalho não é fácil, portanto, faça dos afazeres domésticos (comum à família) algo partilhado e coletivo.
As crianças adoram ajudar e essa é uma forma lúdica e supervisionada de trazer autonomia e consciência coletiva para elas.
*Já os adolescentes pedem por independência, mas resistem às responsabilidades, essa também é uma forma de trabalhar a autonomia e a compreensão de uma vida “futura” adulta em que o cumprimento das responsabilidades é parte constante do processo.

Sim, eles estão de férias, mas a vida continua e quanto mais adaptarmos (dentro do possível) e os incluirmos na rotina, mais leve será para todos.

Costumo sempre falar e me atentar às expectativas, idealizações x realidade que nos é apresentada, e muitas vezes nos frustramos por não conseguirmos alcançar um desejo/objetivo por questões reais e concretas…ok, isso é comum, até rotineiro na vida adulta. Mas, ensinar nossos filhos que o valor das experiências não está apenas nos bens materiais, mas sim no olhar, ao significado que damos à cada situação. É a sacada para uma vida mais leve e feliz!!!

“O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte”.       (Antoine de Saint-Exupéry)

Lorisleine Perim Nagata
Psicóloga