Círculos Restaurativos na Escola

Educação emocional é atualmente um dos pilares da formação humana e no Colégio Aparecida é visto como essencial!!

O Círculo é um processo que busca, de forma intencional, atender a pessoa de forma holística e dar espaço para o desenvolvimento social, emocional e moral além do desenvolvimento físico e mental. Hábitos e atitudes emocionais não são características inatas fixadas pelo nosso código genético, mas traços cultivados por meio da interação com os outros. Assim como nossos músculos, nossa “força interior” ou “resiliência” pode e deve ser desenvolvida, e assim como a força de nossa musculatura, ficando mais forte com o reconhecimento e uso contínuo.

Acima de tudo, um processo para construir relacionamentos. Nós acreditamos que seu uso irá fortalecer relacionamentos de confiança e de cuidado entre adultos e estudantes, bem como entre os adultos e entre os estudantes, de maneira altamente benéfica para o aprendizado social e cognitivo.

Nós do Colégio Aparecida, entendemos a importância de um clima escolar positivo, a necessidade de um sentido de pertencimento e uma conexão entre os estudantes e adultos com a comunidade escolar, a qual chamamos de “conexão escolar”, um termo que engloba o sentido de vinculação que um estudante sente com a comunidade escolar. A construção de uma comunidade forte, tanto para os adultos como para os estudantes, é a chave para promover um sentido de conexão entre todos os envolvidos no processo escolar.

O projeto forma uma estrutura útil na geração e na articulação dos valores compartilhados, traduzindo-os em um conjunto de normas comportamentais comuns e explícitas em relação à conduta dentro da comunidade escolar. É também um processo eficiente na condução de uma disciplina positiva – um processo estruturado para lidar com o dano de forma que atenda às necessidades daqueles que foram prejudicados, ao mesmo tempo em que promove a compreensão de responsabilidade pelos que o causaram. A disciplina restaurativa busca a formação de uma comunidade mais forte ao envolver toda a comunidade escolar na solução positiva do dano e ao usar o conflito como oportunidade para fortalecer relacionamentos positivos.

Estar em relacionamentos positivos – o sentimento de ser reconhecido, ouvido, respeitado e valorizado – é por si só uma forma de cura. O processo circular oferece a oportunidade de chegar à autoconscientização através da conexão com os outros e a oportunidade de aprender formas construtivas de ir ao encontro das necessidades, a partir da comunidade.

O Círculo é uma prática de atenção plena porque encoraja os participantes a desacelerar e a estarem presentes com eles mesmos e com os outros, demonstrando e sentindo o pertencimento ao espaço, grupo, escola.

Entendemos que dentro da nossa missão “Educar para o coração”, nos rodeiam oportunidades diversas, possibilitando o desenvolvimento pleno do indivíduo, o Círculo chegou como mais uma ferramenta para contribuir com a educação emocional de nossa comunidade escolar.