Adaptação Escolar

Passada a primeira semana de rotina escolar, já conseguimos vislumbrar uma regularidade tanto nas práticas diárias quanto na postura dos alunos com a “nova rotina” estabelecida.

Quando falamos em adaptação escolar, entendemos como um processo vivido apenas pelos alunos da Educação Infantil, em especial os dos primeiros anos escolares, mas não!! Todo retorno às aulas nos traz a necessidade de uma nova adaptação.

A chegada de um novo ano escolar traz expectativas, inseguranças e novas possibilidades/necessidades de práticas que afetam toda a rotina familiar. Sendo assim, a adaptação escolar envolve toda a família.

Minha sugestão é que a organização prévia na arrumação de pertences e objetos necessários para a rotina, seja uma prática diária e constante. Essa postura nos mantém alertas, atentos e no controle de “possíveis imprevistos” que nos desorganizam física e emocionalmente. Arrumar a mala na noite anterior, pensar o lanche do dia seguinte, deixar separado o que não pode esquecer, realizar as atividades com antecedência nos traz organização e segurança aos seus filhos. E para essas ações é fundamental a participação dos pais, independente da faixa etária de seu filho. Um apoio nestas primeiras semanas é essencial para o sucesso do desempenho da autonomia e responsabilidade escolar ao longo do ano letivo.

E não podemos esquecer do diálogo, é claro. Conversar sobre as mudanças, expor sentimentos, expectativas, medos, anseios é fundamental para que a ansiedade seja controlada e não avance na rotina escolar. Conversar é prática humana, é uma das formas que nos coloca como “pertencentes” ao mundo. Dependendo da idade de seu filho, o diálogo pode ser restrito, difícil, monossilábico…não importa, insista nele!! O diálogo nos aproxima e proporciona a reflexão, então “bora” conversar!!!
Lorisleine Perim | Psicologa Escolar