NOTÍCIAS
Acompanhe nossas notícias.
Categorias:
Brincar
-O que você aprendeu hoje na escola? – Pergunta a mamãe curiosa.
-Nada, hoje eu só brinquei! Responde o filhinho animado.
“Hoje eu só brinquei!!”
Que maravilha ouvir uma criança, que apenas inicia sua jornada acadêmica se referir aos seus dias de aula com entusiasmo, acreditando que foi para a escola e apenas brincou.
Será que nós, adultos, também conseguimos enxergar a leveza de um dia de “brincadeiras” ao nos referirmos às inúmeras tarefas diárias que realizamos?
Na educação Infantil BRINCAR é o objetivo, BRINCAR é a lição diária e BRINCAR é DIREITO DA CRIANÇA.
A brincadeira promove aprendizagens significativas e elas são ações carregadas de intencionalidade, muito bem planejadas pelo professor. O professor da educação infantil é um especialista nesta área, sendo pra criança o grande facilitador da brincadeira , tal como o médico é o cuidado para seu paciente.
Ao brincar, as crianças experimentam sentimentos, fazem associações, constroem conceitos, inventam, criam hipóteses, se movimentam, aprendem os limites do próprio corpo, estabelecem relações, despertam a imaginação, lidam com os papéis de liderança e submissão, entre outras situações que amadurecem seus sentidos e a construção de personalidades. Além disso, nas brincadeiras as crianças se apropriam de habilidades motoras, constroem noções de espaço, tempo, lugar, quantidade e comunicação.
Enfim, brincar é coisa muito séria na educação Infantil, brincar é condição principal para APRENDER. Pensando um pouco mais além , brincar traz alegria e alegria é condição de saúde física e emocional. Brincar é o trabalho diário da criança.
E você? Já parou para tentar ver o seu trabalho como uma importante brincadeira que te traz alegria?
Maria Aparecida Richetti | Coordenadora