Se Maria e José estivessem hoje andando em busca de um local para o nascimento de Jesus, onde eles poderiam se alojar? Essa foi a pergunta que abriu a Cantata de Natal dos alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Aparecida.
Quando a diretora da escola, a Irmã Rosângela, fez essa pergunta, houve também um convite: que quem estivesse ali dentro, naquele espaço cheio de amor, pudesse, com seu coração, ser o abrigo para que o menino Jesus nascesse e fizesse morada.
Mas como é possível permitir que nossos corações sejam a morada para Jesus? Esse, claro, é um trabalho diário, mas a Cantata serviu como um guia para mostrar os passos que devemos dar em direção ao maior amor de todos.
A Cantata apresentou a história do amor em forma de homem e de fé em forma de Maria. Essa é a história que a gente já conhece. Mas, dessa vez, com alguns elementos diferentes e originais que conseguiram, mais que emocionar o público, gerar uma conexão única.
Maria e José saíram do sertão rumo ao sul e, de lá, vieram para São Paulo para tentar uma vida melhor e um espaço mais propício para criar o filho. Estava aí o primeiro elemento – e talvez o principal – de conexão. Quem não conhece alguém que tenha deixado o lugar de origem para trás numa tentativa de conseguir mais oportunidades em uma cidade grande? E quantos desafios não aparecem nesse caminho, não é mesmo? Mas, como as crianças cantaram, dançaram e atuaram para mostrar, quem tem fome de paz, fome de justiça, fome de Jesus, e buscar por tudo isso, será saciado com tudo o que precisa.
Essa mensagem foi coroada com um vozerão que cantou a música “Fome de Deus”. O Gustavo Membribes, do 7º A, colocou corpo e alma em sua apresentação e emocionou todo mundo. A mãe dele, Luciana, conta que o filho estava ansioso antes da festa, com medo de errar a letra ou desafinar, mas não foi isso que aconteceu. Ele se preparou muito, ensaiou (e sem dar nenhum spoiler das músicas para a família) e disse que “estava muito feliz em poder ajudar a escola”.
Outro ponto de conexão e homenagem ao povo e cultura do Brasil foi a composição do trio de Reis Magos: foram três mulheres, uma índia, uma nordestina e uma sertaneja.
Além dos personagens, as músicas também trouxeram uma grande diversidade. Os alunos cantaram em português, inglês e espanhol, MPB, música gospel, sertanejo. Porque é assim que o Brasil (e o mundo) é: diverso, cheio de cores e culturas.
O Bernardo Conilio, também do 7º A, cantou a música “Um Jantar para Jesus”, numa versão que lembrava música sertaneja, clássico da nossa cultura. Ele disse que se preparou bastante e, na hora do show, quase não sentiu vergonha. “Era mais difícil nos ensaios, porque estava com todos os meus amigos, toda a escola olhando. Aqui foi só olhar pra luz e cantar”, comentou.
E o que toda essa mistura nos mostra? A resposta é simples: que todos nós, independente de gênero, cor de pele, gostos musicais ou qualquer coisa temos um espaço para crer, para ter fé e sermos alimentados pelo amor divino. O que fica, agora, até o Natal e para sempre é aquele mesmo convite da Irmã Rosângela – que nossos corações possam, também, ser espaço para Jesus.

Texto da jornalista Bruna Miato, ex-aluna e irmã do estudante Pedro Miato, do 7A.