Planejada pensando nas principais tendências educacionais e no desenvolvimento das habilidades necessárias para o sucesso do estudante do Século XXI. É o ambiente perfeito para projetos inovadores e estimulantes!
Steam
O ambiente de inovação promove projetos de STEAM, metodologia que integra as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, e estimula o compartilhamento de conhecimento, conectando as disciplinas ao dia a dia do aluno.
Pensamento Matemático
Mais que ajudar a desenvolver capacidades cognitivas e facilitar a resolução de problemas do dia a dia, o ambiente é propício para incentivar o pensamento matemático, fator de sucesso para o futuro dos estudantes.
Cultura Maker
No Colégio Nossa Senhora Aparecida, incentivamos a Cultura Maker como uma abordagem educacional inovadora, que valoriza a aprendizagem prática, criativa e colaborativa. Nessa proposta, o estudante é protagonista do processo de aprendizagem, sendo constantemente desafiado a criar, experimentar, inventar e buscar soluções por meio de projetos interdisciplinares que despertam o interesse e promovem o aprendizado constante.
Através da parceria com o Nave à Vela, a Cultura Maker é vivenciada de forma ainda mais significativa, por meio de atividades que estimulam a curiosidade, o pensamento crítico e aproximam o conhecimento da realidade dos estudantes. O objetivo é transformar a escola em um espaço onde a criatividade, a autonomia e a inovação façam parte da rotina escolar, preparando os estudantes para os desafios do século XXI.
Os principais recursos e materiais utilizados incluem:
- Livros didáticos com seis temáticas Maker distribuídas ao longo dos anos, com níveis crescentes de complexidade;
- Kit com montáveis, que promovem o aprendizado prático por meio de atividades mão na massa;
- Livro de projetos, com propostas que podem ser aplicadas em diferentes etapas da educação;
- Três livros com quatro histórias cada, abordando temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
- Kit Criativo, com moldes de brinquedos a serem construídos ou personalizados pelos estudantes;
- Cards com os aprendizados do ano, para reforço dos conteúdos trabalhados;
- Material para o educador Maker, que oferece suporte pedagógico e orientações para a condução das aulas;
- Materiais de apoio ao professor, com explicações sobre os conceitos pedagógicos e os objetivos de cada história ou projeto;
- Plataforma digital, que permite a promoção de um aprendizado híbrido e conecta o estudante a recursos complementares;
- Aplicativo para as famílias, que estimula a participação dos responsáveis em momentos significativos da aprendizagem.
A Cultura Maker transforma a sala de aula em um verdadeiro laboratório de ideias, onde o aprender acontece por meio da experimentação e do fazer, desenvolvendo competências essenciais como colaboração, empatia, liderança, perseverança e resolução de problemas.
Colaboração
A criação de um ambiente propício para a cultura da inovação, que permite maior aproximação e conexão entre estudantes e educadores, gerando os sentimentos de pertencimento e comunidade.
